Pop Art
"Dizem que o tempo muda as coisas, mas é você quem tem de mudá-las."

O que é?
Pop Art é um movimento artÃstico que se caracteriza pela utilização de cores vivas e a alteração do formato das coisas.
Muitas vezes, as obras são representadas de forma repetida e seguida com cores diferentes.
​
O Pop Art não deve ser considerada um fenômeno de cultura popular, mas uma interpretação feita pelos seus artistas da cultura dita popular e de massas.
Este fenômeno artÃstico baseou-se, em grande medida, na estética da cultura de massas, a mesma criticada pela Escola de Frankfurt.
​
O movimento também influenciou grandemente o grafismo e os desenhos relacionados à moda.


História
O Pop Art, também nomeado como Popular Art, surgiu na Inglaterra durante os anos 50, mas sendo nomeado apenas em 1954 pelo crÃtico de arte Lawrence Alloway. Assim, durante os anos de 1960 se difundiu e atingiu seu auge em Nova York.
​
O princÃpio desse movimento apresenta-se enraizado do dadaÃsmo pelo pintor Duchamp, tendo como destino se posicionar contra o expressionismo abstrato que esteve presente até a 2° Guerra Mundial e para a dispersão da arte figurativa.
CaracterÃsticas
Cores vivas e fortes;
Desenhos simples;
Uso de sÃmbolos que criticavam o excesso de consumo da sociedade capitalista;
A arte é sempre a mesma, possuindo as mesmas caracterÃsticas constantemente;
Tinha como objetivo mostrar que no século XX a arte estava se distanciando da sociedade, buscando uma reaproximação de forma figurativa;
É utilizado também como linguagem do design comercial.

Principais Artistas

Andy Warhol (1928 - 1987)
Andrew Warhola foi um artista plástico, pintor, empresário, cineasta e um dos fundadores e maior representante da pop art.
​
Nasceu no dia 6 de agosto de 1928, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, e era filho de pais imigrantes operários do nordeste da Eslováquia. Na sua infância, teve uma doença do sistema nervoso que provocava movimentos involuntários das extremidades, segundo ele, essa condição foi importante para o seu desenvolvimento artÃstico e de sua personalidade.
​
Warhol mudou-se para Nova York e começou a trabalhar como ilustrador de veÃculos significativos da mÃdia e como produtor de anúncios e displays publicitários para serem exibidos nas vitrines de vários estabelecimentos comerciais. Em 1952, realizou sua primeira exposição individual.
​
A partir de 1960, Warhol passa a se apropriar de suas ideias de publicidade em suas obras, explorando as cores fortes e, entre outras técnicas, a serigrafia (técnica de impressão), renovando assim o movimento conhecido como pop art.
​
No dia 3 de junho de 1968, em Nova York , Warhol foi vÃtima de uma tentativa de assassinato em seu estúdio (The Factory) pela radical feminista Valerie Solanas. O ataque deixou sequelas no artista e ele foi obrigado a usar um espartilho cirúrgico.
​
Warhol morreu em Nova York no dia 22 de fevereiro de 1987, um dia antes de sua operação na vesÃcula biliar.

Roy Lichtenstein (1923-1997)
Roy Fox Lichtenstein nasceu no dia 27 de outubro de 1923, em Nova York, foi um pintor norte-americano identificado com a Pop Art, conhecido por seus quadrinhos, pintados em enormes telas.
​
Em 1961, começou a realizar seus primeiros quadros ao estilo Pop Arte como uma colagem do imaginário popular norte-americano da época, resultado é a combinação de arte comercial e abstracção.
​
As obras de Roy Lichtenstein eram caracterizadas pelo estilo das HQs, trabalhando com cores fortes, marcação dos contornos e técnicas como o pontilhismo, para recriar as retÃculas dos quadrinhos do papel impresso em obras de grande formato. Resultando em imagens frias, intelectuais e sÃmbolos ambÃguos do mundo moderno.
​
Roy Lichtenstein morreu no dia 29 de setembro de 1997, vÃtima de complicações decorrentes de uma pneumonia, segundo sua famÃlia.